top of page

DPO para momentos de crise.


A agressividade com que o vírus da Covid19 vem se espalhando entre nós brasileiros tem gerado maior preocupação com o encaminhamento dos bens das pessoas, nos casos de incapacidade devido às internações prolongadas, ou mesmo nos casos de falecimento, tanto que o Cartório de Notas do Rio de Janeiro registrou mais de 10.000 atos de testamentos, inventários e doação no 2º. Semestre de 2020.

Quem constrói patrimônio quer ver seus bens protegidos para o caso de alguma emergência. Algumas das formas para proteção dizem respeito à pessoa interessada determinar o que vai ser feito de seus bens, ainda enquanto está saudável e viva, ou fazendo testamento, ou distribuindo o que tem por intermédio de doação ou organizando os imóveis, os investimentos e as empresas que possuir em uma holding patrimonial.

Essas ações preventivas favorecem que os bens da pessoa sejam cuidados e/ou distribuídos da forma como essa pessoa quiser, caso contrário, haverá necessidade de se requerer ao Poder Judiciário a determinação de um juiz, no sentido cuidar dos negócios e das propriedades de quem está impossibilitado, ou restará o inventário extrajudicial ou judicial, para dividir os bens deixados por quem morreu.

Para quem ainda não contratou advogado que possa ajudar com esse tipo de proteção patrimonial, vale organizar-se para proteger pessoas queridas, assegurar bichos de estimação e limitar riscos aos seus bens por intermédio do DPO-Documento Prático Organizacional, para o caso de você sumir por uns dias, ou porque sofreu acidente, ou porque ficou doente, ou até por estar vivendo uma grande paixão e ter decidido fugir por uns dias, já pensou no que poderia fazer para o caso de precisar ou querer passar ok por essas eventualidades?

No DPO você pode reunir dados e documentos para os momentos em que não estiver presente, também serve para indicar um conjunto de ações práticas a serem executadas no caso de imprevistos, listando as informações importantes e juntando os documentos de forma organizada. Essa ação vai fazer toda a diferença, inclusive no caso de ser preciso iniciar processo no Judiciário, caso seja necessário.

Preenchendo o DPO você terá em mãos um dossiê pessoal para ser utilizado e consultado por você mesmo, por algum familiar ou amigo de confiança, da sua escolha, em caso de emergência pessoal.

Caso tenha interesse no DPO, temos um modelo para compartilhar com você. Está na nossa estante virtual!

bottom of page